Turismo de Experiência é tema de encontro no Sul da Bahia
Mais conhecimento e capacitação para gerar novas oportunidades de negócios no setor turístico. A proposta esteve em debate no I Encontro de Turismo de Experiência do Sul da Bahia, realizado durante toda essa quinta-feira, dia 30 de julho. O evento integra a Jornada Oportunidades de Negócios na Floresta, que segue até 1º de agosto, no Centro de Convenções da cidade.
Voltado para empresas de produção associadas ao turismo e à economia criativa, o encontro contou com palestras e mesas para que empresários pudessem desenvolver uma visão de mercado e aprimorar produtos e serviços. A palestra de abertura debateu o tema “A importância da gestão para o sucesso do empreendimento”. O convidado para falar sobre o assunto foi o empresário José Fernandes Franco, proprietário dos empreendimentos Campo e Parque dos Sonhos, no município de Socorro, em São Paulo. Ambos são destaque no Turismo de Acessibilidade e ganhadores do prêmio internacional World Travel Market (WTM) de Turismo de Responsabilidade em 2014, além de outras premiações na área de sustentabilidade.
“O turismo permite agregar valor às atividades rurais, mas é preciso qualificação para obter bons resultados”, afirma sobre os investimentos em estruturas adaptadas para receber 30 mil turistas por ano, 10% deles com dificuldade de locomoção, que encontram as condições seguras para realizar atividades como tirolesa, arvorismo, cavalgada e outras.
Ao dar as boas vindas aos participantes, a gestora dos projetos de Turismo e Economia Criativa, Fabíola Paes Leme, destacou o empenho e a dedicação do Sebrae na organização de evento, “com escolha de temas para atender às demandas do mercado, com ações criativas e sustentáveis”.
A programação atraiu participantes como o turismólogo de Ilhéus, Vilomar Simões. “Minhas áreas de maior interesse são o planejamento e o turismo de experiência”, revela. Para o estudante de turismo, Luiz Alfredo de Oliveira, a paixão pelas viagens gerou interesse para uma carreira. “É preciso buscar conhecimento e capacitação, até mesmo para definir uma área futura de atuação em um setor tão diversificado”, afirma.
A Jornada Oportunidades de Negócios na Floresta terá ainda mais dois eventos na programação. Hoje, 31, acontece o III Seminário Florestas de Chocolate, que debate a produção e qualidade do cacau e chocolate de origem do Sul da Bahia. O resultado será a assinatura de um convênio entre o Instituto Cabruca e a Faculdade de Ilhéus, criando o curso de pós-graduação em Chocolataria Goumert. Amanhã, 1º de agosto, último dia do evento, haverá aula prática na Fazenda Yrerê, no Km 11 da rodovia Ilhéus-Itabuna, ponto de visitação do turismo rural onde é possível conhecer o plantio de cacau, saborear o chocolate gourmet da região e caminhar por trilhas na mata.